A utilização do Fio Dental é realmente importante?

Muitos adultos se dizem muito ocupados para limpar seus dentes usando fio dental, principalmente os homens. Segundo os especialistas, porém, não usar fio dental é arriscado: quem usa apenas a escova de dentes tem maior risco de desenvolver doenças nas gengivas e pode perder dentes mais facilmente.

Um estudo realizado nos Estados Unidos entrevistou 201 periodontistas para saber os hábitos de higiene dental de seus pacientes. Segundo eles, o uso do fio dental é baixo em geral, mas os homens são especialmente propensos a não usá-lo. 97% dos periodontistas dizem que as mulheres cuidam melhor de seus dentes que os homens. A desculpa mais usada pelos homens é ”não tenho tempo”, mas há quem use desculpas mais absurdas, como ”não posso ter fio dental em casa porque meus filhos usam o fio para amarrar seus irmãos menores”.

A pesquisa foi feita pela Academia Americana de Periodontologia. Os periodontistas são dentistas especializados em tratamento das gengivas e de outros tecidos que envolvem e suportam os dentes. Segundo esses especialistas, outro problema sério é o uso de escovas de dentes muito duras, que danificam os tecidos da boca.

×