Cuidados básicos de saúde bucal para adotar no dia a dia

• Faça a higienização bucal da maneira certa evitando problemas como cáries ou tártaro, faça a higienização bucal completa, não pressa, passe a escova em todas as lados dos dentes, fazendo movimentos circulares, não coloque força demais, pois você pode desgastar os dentes ou machucar as gengivas.

Escove também a língua, pois ela retém restos de comida, use a própria escova ou um limpador lingual, uma haste plástica que pode ser encontrada em farmácias.

O fio ou fita dental é um poderoso aliado para retirar restos de comida que possam ter ficado entre os dentes e não saíram após a escovação.

Escove os dentes logo pela manhã, após as refeições e, principalmente, antes de dormir.

Consumir água com frequência ajuda na produção de saliva e na limpeza dos dentes.

• Use creme dental com flúor

Este mineral protege os dentes das bactérias que causam as cáries, não precisa exagerar na hora de colocar o creme dental na escova, não é a quantidade maior de espuma que garante uma boa limpeza, e sim, fazer os movimentos adequados com a escova.

• Não se esqueça do fio dental

Use o fio dental, essa etapa é muito importante para manter a boca completamente limpa, somente o fio dental será capaz de tirar todos os restinhos de comida, que ficam retidos entre os dentes e na linha da gengiva, esse hábito ajuda a prevenir a placa bacteriana, o tártaro, as cáries e também o mau hálito, combate também a gengivite que é uma inflamação que acomete as gengivas que, quando não tratada pode levar à periodontite, um caso mais grave de infecção que pode causar até a perda dos dentes.

• Enxágue bem a boca após a escovação

Você vai eliminar todos as placas de sujeira que se desgrudaram dos seus dentes e gengivas, deixando sua boca completamente limpa.

• Troque a escova periodicamente

Trocar de escova a cada três meses ou em um intervalo menor, quando as cerdas ficam desgastadas, a tendência é que a pessoa coloque mais força na escova, o que pode desgastar o esmalte dentário, como mencionamos.

• Tenha uma alimentação saudável

É fundamental consumir com moderação alimentos ricos em açúcar e amido, como doces, massas e pães. Esses ingredientes atraem as bactérias que lesionam os dentes, ou seja, que provocam as tão temidas cáries.

• Visite o dentista regularmente

No mínimo uma vez ao ano, ele fara uma avaliação completa e, caso haja algum problema, será mais simples de ser resolvido. Na consulta de rotina, o dentista faz a profilaxia, uma limpeza mais completa com jato de bicarbonato, deixando seus dentes mais limpos e polidos.

Telefone para +55 (21) 3449-3349 ou faça-nos uma visita rua Conde de Lages Nº 44 sala 916, Glória, Rio de Janeiro.